Como se distribuem as ajudas

Muita gente nos escreveu perguntando quem somos e como distribuimos a ajuda que nos enviam assim que, respondemos essa preocupação para que tudo seja eclarecido.

Aqueçes que leêm o blog sabem que somos dois sacerdotes argentinos que fazemos parte do Instituto do Verbo Encarnado, e que somos os responsáveis deste blog e da sua página de facebook.

O P. Jorge Cortés VE é o superior da comunidade é além disso Vigário da Diócesi. O P. Luis Montes VE é o párroco da Catedral Latina de Bagdá “São José e Santa Terezinha do Menino Jesus”.

Tanto o Padre Jorge como eu chegamos em Bagdá no ano de 2010, o P. Jorge em janeiro e eu em dezembro.

Ao P. Jorge lhe coube ser testemunha da devastação da Igreja Nossa Senhora da Salvação, que sofreu um terrivel atentado em outubro de 2010 e, que mudou a situação de todas as igrejas em Bagdá; já que desde esse dia aumentou exponencialmente o exôdo dos cristãos.

iraq

Nosso apostolado principal é o da parróquia catedral com tudo o que isso significa, mas também ajudamos a outros consagrados, grupos de leigos e em obras de misericórdia.

Se deu a idéia de começar o blog para dar a conhecer a situação dos cristãos persseguidos neste país (ver no blog o link “Apresentação”). Ao ver que o mundo não tinha idéia do que estava passando. Somente agora com a atuação do grupo terrorista ISIS é que as pessoas estão sabendo do que a gente já tinha visto como semente faz alguns anos.

O que está acontecendo desde a errupção deste grupo terrorista em Mosul já é mais conhecido. A gente tinha avisado faz tempo já que tinham dominado quase toda o estado de Anbar e, era algo que não se podia encontrar nos meios de comunicação internacionais, estes que ignoraram totalmente o começo da catástrofe e, na qual está sumergida atualmente este país.

Como se pode ver na apresentação do blog, pedíamos ajuda aos que pudessem fazer-lo muito antes da atual situação. Agora este pedido de colaboração se transformou  num grito, já que a deteriorização da situação se está transformando num verdadeiro genocidio. Talvez ainda não é, mas será se não fazemos algo.

 

Como distribuimos a ajuda

compartirGrande parte do que nos chega mandamos ao norte aonde a situação é mais difícil: conventos, igrejas, escolas cristãs, todas estão cheias de refugiados, pessoas que não têm o básico. E, existe mais gente todavía em campos de refugiados e na rua.

Em segundo lugar, distribuimos também a refugiados em Bagdá. Não chegaram na primera vez, mas estão fazendo agora e, tão pouco têm algo.

Em  terceiro lugar ajudamos a familias cristãos pobres de Bagdá, para que eles não se convertam em refugiados.

As necessidades são imensas e tudo o que chega é distribuido imediatamente. Nada se perde no caminho e, tudo termina em mãos dos que necessitam.

Agradecemos a todos aqueles que estão rezando por esta pobre gente. Eles precisam e merecem!

Agradecemos aos que dão a conhecer nosso blog e página de facebook em qualquer dos três idiomas (espanhol, inglês e português): vocês conseguem que milhares de outras pessoas se acrescentem. Muito obrigado!

Agradecemos àqueles que puderam enviar ajuda econômica. Estão aliviando o sofrimento de pessoas que perderam o que tinham ganhado com trabalho honesto de uma vida inteira!

Muito obrigada a todos! Que Deus os abençõe!

Padre Luis Montes, IVE

Para ajudar os cristãos iraquianos ingresse em: http://amigosdeiraque.verboencarnado.net/como-nos-ajudar/

 

Tagged , . Bookmark the permalink.

Deixar uma resposta