Família cristã foge para salvar jovens de conversão forçada ao Islã

Lahore (Agência Fides) – Fuga para evitar que duas jovens cristãs se convertessem ao Islã: esta é a solução trágica adotada por Nadeem Maqbol (45 anos) e sua esposa, Nabeela Nadeem, casal cristão de Lahore. A sua história, enviada à Agência Fides por católicos envolvidos na Comissão “Justiça e Paz” da Igreja local, é exemplar por causa do difundido fenômeno de conversão de meninas e jovens cristãs. Os dois têm um filho (Ngam, 14 anos) e duas filhas Noor-e-Sahar (12 anos) e Nisha (8 anos).

cristianos-pakistan
Durante 14 anos, a família de Nadeem Maqbol viveu no distrito de Khanewal, em Lahore. Nabeela ensinava numa escola de ensino médio administrada pelo Exército da Salvação, enquanto Nadeem tinha uma pequena loja. Os três filhos estudavam com bons resultados numa escola pública. Na escola pública os estudos islâmicos são obrigatórios e as meninas tiveram que aprender e recitar alguns versos do Alcorão na presença de outros professores e alunos. Em dezembro de 2013, um clérigo islâmico, pai de um estudante – informado sobre o fato – afirmou que essas garotas tinham se tornado muçulmanas: deveriam então ser entregues aos cuidados de muçulmanos adultos.

Nadeem entendeu a mensagem e parou de mandar suas filhas à escola. Depois de alguns dias, o diretor e outros professores muçulmanos intimaram os pais a mandá-las de volta para a escola, oferecendo à família uma ajuda financeira para pagar os estudos.
Nadeem e Nabeela encontraram-se numa situação crítica. O sul de Punjab é na verdade uma área caracterizada pela intolerância religiosa e pelo extremismo. Muitas vezes se ouvem casos de jovens cristãs sequestradas, convertidas ao Islã e nunca mais restituídas às famílias de origem. Daí a dolorosa decisão de fugir. Nabeela demitiu-se de sua escola, onde tinha um emprego seguro e bem pago, e Nadeem fechou a loja. Eles se mudaram para Yohanaabad. Felizmente Nabeela começou a trabalhar numa escola dirigida pela “Igreja do Paquistão” (Anglicana). Nadeem está à procura de um emprego na cidade, mas é difícil sustentar a família.
Segundo fontes de Fides, muitas famílias cristãs, que se encontraram nas mesmas condições, escolheram fugir para salvar suas filhas. Muitas famílias de minorias religiosas cristãs e hinduítas no sul de Punjab vivem sob ameaça e chantagem. (KA-PA) (Agência Fides 11/9/2014)

http://fides.org/pt/news/38266-ASIA_PAQUISTAO_Familia_crista_foge_para_salvar_jovens_de_conversao_forcada_ao_Isla#.VBM2fGQvjUd

Tagged , . Bookmark the permalink.

Deixar uma resposta