ÁSIA/IRAQUE – Também em Kirkuk as casas dos cristãos são expropriadas

Kirkuk (Agência Fides) – Também na cidade de Kirkuk e na província da qual é capital, muitas casas e terrenos pertencentes aos cristãos são expropriados ilegalmente aos legítimos donos através da produção de falsos documentos legais, que tornam impossível efetivamente a sua recuperação por parte dos proprietários. O fenômeno, que no passado foi registrado e denunciado também em Bagdá, pôde se fortalecer também graças a conivências e coberturas de funcionários corruptos e desonestos, que se colocam a serviço de impostores e de grupos organizados de trapaceiros.
Num caso recente – refere o site iraquiano ankawa.com – um grupo de casas pertencentes a cidadãos cristãos que tinham deixado a cidade temporariamente foram abatidas e, em seu lugar, foi construído um estacionamento.
O furto “legalizado” das propriedades das famílias cristãs está estritamente ligado ao êxodo de massa dos cristãos iraquianos, após as intervenções militares guiadas pelos Estados Unidos para abater o regime de Saddam Hussein. Os trapaceiros se apropriam de casas e imóveis que ficaram vazios, contando com a fácil previsão de que nenhum dos proprietários voltará para reclamar a propriedade. Parlamentares e associações cristãs fizeram um apelo às instituições administrativas locais, pedindo para acabar com o fenômeno dos certificados falsos sobre o qual se baseia este tipo de furto.

11755068_409165919290925_4912743541401999075_n

Bookmark the permalink.

Deixar uma resposta