Apresentação

A situação dos cristãos perseguidos, marginalizados, atacados, é pouco conhecida, especialmente quando se da em países nos quais são minoria. Esta é a situação dos cristãos no Iraque.

Os cristãos em Iraque são cristãos “esquecidos”, dos que não se quer falar, e sobre os quais se impõe o silencio dos meios de comunicação. Há demasiados interesses em jogo pelo qual se trasformaram em algo “incomodo”.

Este silêncio sobre a situação dos cristãos em Iraque e no Meio Oriente em geral não pode continuar porque é um crime.

A Igleja levanta sua voz mas não é suficientemente escutada: os Sumos Pontífices (o Papa atual e os que o precederam) foram, em alguns momentos da história, os únicos que incansavelmente lembraram ao mundo a realidade desgarradora dos cristãos em Iraque e naquele lugares aonde são perseguidos.

Seguindo seu exemplo, muitos filhos da Igreja, se concentraram nesta empreitada. Entretanto continua sendo insuficiente: marginalização, abandono, mentiras e calunias, agressões físicas que implicam até sequestro, tortura e morte, se transformaram em habituais para estes nossos irmãos, os cristãos em Iraque.

Por isso començamos este blog como um meio de por nosso grão de areia  para ajudar a estes filhos que sofrem da igreja. (se pode falar filhos sofrentes)

Como testemunhas do que acontece com os cristãos em Iraque, faremos nossa cotação especialmente em referencia a este país. Confiamos que surgiram outras vozes em outros lugares, cada um dando a conhecer esta realidade que se repitem em incontaveis partes do planeta.

Ao mesmo tempo, daremos a conhecer nossas atividades, tanto ao nivel pastoral como social.

Conscientes que “todo aquele que der ainda que seja somente um copo de água fresca a um destes pequeninos, porque é meu discípulo, em verdade eu vos digo: não perderá sua recompensa” (Mt. 10,42), queremos dar a oportunidade a todos de ajudar a estes irmãos necessitados.

O que nos chegue como ajuda material se usara integralmente para as pessoas que o necessitam.

“Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes.” (Mt. 25,40).

Comunidade “Cristo Rei” – Instituto do Verbo Encarnado

Bagdad, Iraque

One Response to Apresentação

  1. Pingback: Como se distribuem as ajudas - Amigos do Iraque

Deixar uma resposta