ÁSIA/IRAQUE – Conclusão da conferência de fundação da Liga caldeia

Irbil (Agência Fides) – Chama-se Safah Sabah Hindi e é um iraquiano caldeu emigrado para a Suíça, o primeiro presidente eleito da Liga Caldeia, organização – fortemente apoiada pelo Patriarca caldeu Louis Raphael I – que celebrou de 1° a 3 de julho em Irbil a sua conferência de fundação (veja Fides 01/7/2015).
No encontro, além do Patriarca, estavam também bispos, sacerdotes e leigos caldeus provenientes do Iraque e das comunidades caldeias da diáspora, espalhadas por todo o mundo. Durante os dias da conferência – lê-se no comunicado final enviado à Agência Fides – se realizou um debate animado e democrático que levou à alteração de muitas passagens dos esboços dos estatutos, e foram eleitos por voto – além do presidente – outros 11 membros do Conselho diretivo, destinado a durar no cargo por um ano.
As alterações feitas nos rascunhos dos estatutos acentuaram as partes da identidade e “nacionalista” da Liga Caldeia. Também no comunicado final da conferência se sublinha a necessidade de salvaguardar e promover em todos os sentidos – incluindo conferências, cursos de línguas e iniciativas culturais – a identidade caldeia, apresentada como fator primordial da civilização da região mesopotâmica.
A vocação principal da Liga Caldeia – reiterada no comunicado final da conferência – será a de “preservar os nossos direitos sociais políticos e culturais”, sem que a reivindicação desses direitos se torne competência exclusiva das siglas partidárias individuais.

10389339_402542556619928_2230930456989490804_n

Bookmark the permalink.

Deixar uma resposta